Um passo a passo simples para entender as dúvidas sobre marketing digital e iniciar nessa área, é desenhado assim:
• Aplique conceitos do marketing convencional, como estudo dos 4P’s;
• Identifique público, oportunidades, nicho e tendências;
• Comece a trabalhar com as principais ferramentas do marketing digital;
• Colete dados, analise o desempenho das ações e trace novas táticas, para melhorar sempre o desempenho.
Os dados são a principal fonte de informação que um gestor de marketing digital pode ter, por isso é importante manter-se atento aos seus indicadores.
O marketing é formado por um conjunto de técnicas que têm como objetivo atingir metas de vendas de uma empresa, sejam de produtos ou serviços.
As maneiras de traçar e realizar essas metas são diversas, incluindo planejamento, coleta de dados e comportamento do consumidor, por exemplo.
A Publicidade, por outro lado, é uma área dentro do campo do marketing tradicional que tem como objetivo principal propagar uma mensagem que auxilie as estratégias do marketing a se concretizarem.
Isso quer dizer que, são conceitos próximos e que podem trabalhar em conjunto, mas não são a mesma coisa.
Mais uma dúvida sobre marketing digital bastante comum é: ele é para todo mundo?
A resposta praticamente unânime é: sim!
O marketing digital pode ser trabalhado por pessoas físicas, instituições, órgãos públicos, escolas e universidades, além de outros estabelecimentos, como instituições religiosas e ONG’s, por exemplo.
Os meios e as técnicas mais eficazes para cada setor poderão ser diferentes, além de seu público e objetivos particulares, mas o marketing digital é plural e está disponível para todos.
Entrando em uma dúvida sobre marketing digital que é mais técnica, o Inbound Marketing é um conjunto de técnicas que visa atrair e converter consumidores para determinado negócio.
Através de técnicas como a criação de conteúdo relevante, a empresa pode aplicar o Inbound Marketing e trazer tráfego qualificado para seu site, além de conduzir esses usuários até a efetivação de compra.
O SEO ou Search Engine Optimization é outro termo que pode causar dúvida sobre o marketing digital.
A sigla traduzida significa “otimização dos mecanismos de busca”, e trata de um conjunto de técnicas envolvendo tecnologia e conteúdo.
O SEO tem como objetivo gerar bom posicionamento das páginas web nos buscadores para gerar aumento de acessos e negócios.
O público-alvo é um conjunto de pessoas ou instituições que possuem comportamento de consumo heterogêneo e clientes potenciais de um negócio.
A persona, por outro lado, representa um modelo de cliente ideal transformado em um personagem fictício para ilustrar o pensamento, comportamento e ações de seu público-alvo com proximidade.
A principal diferença entre os dois conceitos é a proximidade que a criação de uma persona traz, já que identifica características específicas do consumidor e que vão além do seu perfil de comprador.
Enquanto isso, o público-alvo traz um ponto de vista geral sobre um grupo, sem levar em conta as particularidades individuais.
Entender o que é o branding pode ser uma dúvida sobre marketing digital bastante recorrente, mas possui um conceito simples.
O branding é uma estratégia voltada à gestão da imagem de uma marca.
Isso quer dizer que o profissional de branding trabalha para construir uma identidade de marca reconhecida no mercado e com foco em seus valores.
O objetivo principal dessa técnica é produzir desejo de compra em seu público e admiração de seus clientes como fãs e propagadores da marca.
As redes sociais são um canal de comunicação muito importante para o ambiente online, então não podem ser totalmente ignoradas.
Dentro do marketing digital, existem maneiras diferentes para trabalhar dentro de cada plataforma de rede social, com públicos e tipos de interações diferentes.
O segredo é entender quais são as redes sociais essenciais para o nicho, e investir firme nelas.
O blog é uma ótima ferramenta para gerar tráfego e nutrir os leads que chegam até o site, é por isso que continua sendo uma técnica eficaz dentro do marketing digital, apesar dessa ser uma dúvida sobre marketing digital bastante frequente.
Apesar de não ser um item essencial, através dos conteúdos qualificados de um blog, a empresa pode compartilhar informações e novidades de seu setor, além de tornar-se autoridade em seu nicho.
Por isso, ter um blog pode ser um bom investimento.
O disparo de e-mail marketing é uma dúvida sobre marketing digital bastante pungente, porque com a expansão das redes sociais, existe a sensação de que o e-mail está com os dias contados.
Isso não é verdade.
Essa técnica possui vantagens como a comunicação direta com o usuário e a segmentação de perfil do público, o que pode ser uma ótima forma de gerar conversão de vendas.
Os anúncios pagos funcionam para todos os mercados, mas as técnicas aplicadas dentro desse conjunto de ações precisa ser estudada, a depender do nicho.
Alguns mercados possuem termos com alta demanda no Google, enquanto outros precisam encontrar palavras-chaves específicas para trazer bons resultados.
PLUS: Termos que causam dúvidas sobre marketing digital
Sobre os termos comuns e que geralmente causam dúvida sobre marketing digital, separamos alguns para que você entenda melhor esse universo:
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